terça-feira, setembro 29, 2009

             O MEDO DO RIDÍCULO             
          Sempre tememos a opinião alheia, o que os outros vão pensar. Temos medo de ser os pioneiros. Já dizia um velho amigo: “Se você for pobre e fizer algo diferente, vão chamá-lo de louco... mas se for rico e famoso e fizer algo diferente, vão chamá-lo de excêntrico.” A diferença é que o louco é internado e o excêntrico, admirado como um artista. Muitas vezes ele se transforma em um ídolo da moda ou da arquitetura.
          Anualmente, realiza-se na cidade de Barretos o maior rodeio do Brasil, um dos maiores do mundo. Esse evento reúne uma grande quantidade de sonhadores. Pensam que são cowboys do velho oeste. Trajes que na cidade seriam ridículos, lá é moda obrigatória. Quem não usar chapéu e botas sente-se deslocado do clima do evento.
          Como podemos perceber; o limite do ridículo é um padrão predeterminado situação e por uma sociedade. O que pode parecer ridículo para uns é normal e aceito por outros. Portanto, ter medo de ser considerado ridículo por ter um sonho, um desejo ou um ato que escape aos padrões normais não deveria ser um problema.
          O que acontece na maioria das vezes é que nós mesmos inibimos nossos sonhos arrojados e ousados. Muitas vezes até ridicularizamos nosso próprio pensamento, dizendo em voz alta: “A, não, isso não posso fazer; o que vão pensar de mim?.” Enquanto pensarmos assim, teremos sonhos comuns, padronizados e previsíveis. Você pode4 ser feliz tendo sonhos normais e aprovados pela sociedade em que vive, mas se quiser se destacar e assumir a liderança de seu grupo precisa ser criativo e ousado, precisa sonhar diferente e ter argumentos para defender o seu sonho.
          Hitler tinha sonhos ridículos, como matar quem não fosse da raça ariana, purificar o mundo eliminando judeus, eslavos e ciganos. Mas a sua convicção era tão intensa que chegava a ser hipnótica. As pessoas o ouviam e o seguiam cegamente. Ele tinha argumentos e os vendia muito bem.
          Por falar em vender, é muito comum que os sonhadores precisem vender os seus sonhos, não no sentido de trocá-los por dinheiro, mas de conseguir apoio, aprovação e até mesmo patrocínio. Sim, o se sonho pode ser patrocinado. Portanto, meu amigo, não desista. Vá a luta e se preciso for, encontre patrocinadores, apoiadores e torcedores. Mas tenha certeza de que eles só vão investir em você e em seu sonho se você tiver fé no que está prometendo.
          Temos de soltar as cordas do medo e do ridículo e acreditar mais em nossos sonhos. Se você acredita neles e os deseja fervorosamente, se sente tesão quando fala neles e sorri ao mentalizá-los, as pessoas sentirão que é viável e pode tornar-se real. E quanto mais pessoas acreditarem no seu sonho, mais visível e viável ele se tornará.


Um comentário:

  1. É verdade, devemos crer pela fé! e pode ter certeza que estou torcendo por vc edielen, apoio
    essa vontade de manifestar o louvor a esta geração que cada vez mais perde o amor(vivemos um tempo q muito esfriaram seu coração)minha visão é essa com tudo o q acontece! tchau edi!
    Felipe Oliver(A Promessa).

    ResponderExcluir